quinta-feira, 20 de maio de 2010

Objeto Gambiológico

Junto ao Ateliê Integrado de Arquitetura I, trabalhamos os conceitos de interatividade e virtualidade, discutimos as diversas relações da arquitetura com o indivíduo, tratamos da criação de obstáculos/objetos de design do cotidiano e sua influência na vida das pessoas. Como resultado, traduzimos estes debates em uma série de exercícios de experimentação gráfica e conceitual, procurando transcender e assimilar estes conceitos por completo.

Sendo assim, concebemos objetos interativos, com a utilização de circuitos elétricos ou não, com o foco de extrapolar os limites da criação dentro do que a arquitetura, o design e estas ferramentas projetivas nos permitem, para que possamos estar substancialmente sensibilizados e sermos capazes de produzir materiais que possam de fato potencializar a experiência sensorial do sujeito arquitetônico.

Meu interesse é grande e desde então estou atento as mais diversas oportunidades que possam me propiciar o exercício prático e
intelectual nestas áreas. Neste mês ocorreu na Escola de Arquitetura o Festival Eletronika, um evento com foco na música, tecnologia, design e arquitetura, que promoveu uma série de palestras, debates e oficinas. Participei da oficina Tópicos em Gambiologia, ministrado pelo Fred Paulino e Lucas Mafra, cuja ementa (clique para download dos slides exibidos na apresentação da oficina) é a elaboração de "objetos de design" a partir do reaproveitamento de sucata, brinquedos antigos, materiais descartados e pequenos cicuitos eletrônicos. Os resultados foram fantásticos e logo em seguida apresentarei a peça elaborada por mim com o auxílio dos oficineiros.


O termo Gambiologia, estudo da gambiarra, foi criado de modo a caracterizar a prática do grupo que trabalha seriamente estes conceitos, existem ícones como o Jean Baptiste Gambièrre, e um selo de qualidade para os produtos frutos da gambiarrice. É interessante a narrativa que eles criam para tal. Uma outra definição pode ser dada a este tipo de atividade, o Circuit Bending, trata-se da combinação e reutilização criativa dos circuitos de dispositivos, sensores e atuadores “lowtech”.

O foco desta oficina foi trabalhar principalmente com o uso de LED's, produzindo luminárias e brinquedos inusitados. Meu objeto de transformação foi uma antiga antena de televisão já inutilizada, que foi transformada em uma luminária. Abaixo segue sequencialmente as etapas do processo de tranformação gambiológica.


Esboços e sugestões de aplicações e peças para o circuito.


Após o estudo da peça e dos circuitos disponíveis, foram planejadas a aplicação de LED's no prato, na base e nas pontas das duas antenas, a utilização de Potenciômetro para ajuste das luzes dos pratos, Switch on/off para as luzes da base e a utilização de Reed Switch para acionamento por eletromagnetismo de 3 LED's pontuais.







Após a conclusão da montagem do circuito é iniciada uma etapa crucial do projeto gambiológico que é a adesivação, presente em todas as peças, eis o meu resultado:



Abaixo o registro geral das peças produzidas na oficina, juntamente com algumas peças emblemáticas do grupo, como a Pistola Espacial.




Após muita solda, cálculos, e surtos de criatividade obtivemos um resultado muito satisfatório, os objetos ficaram fantásticos. Os mesmos ficaram expostos na entrada da Escola de Arquitetura para a apreciação do público durante o Pic Nic e durante o período da manhã seguinte.




É importante ressaltar a importância desta etapa, pois além do exercício criativo, existe também o aprimoramento técnico do uso de circuitos eletrônicos para fins experimentais e/ou funcionais. Obrigado a todos pelas aulas de eletrônica e pela diversão.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo produto gambiológico fabricado na oficina. Já é um clásssico Jean Baptiste Gambièrre aproved! Muito completo e explicativo seu post. Você agora possui o título de Gambiólogo Jr. Use seus poderes com responsabilidade! assinado: Lucas Mafra

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